NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

segunda-feira, 23 de março de 2015

TERCEIRO ENCONTRO - 19/03/2015

Neste terceiro encontro, que aconteceu no dia 19/03/15, objetivamos terminar o encontro anterior e participar de uma nova tarefa. Referente ao encontro anterior o grupo ficou de resolver o problema do relógio que marca 12h30min. Como esse problema foi disponibilizado no blog e algumas pessoas tiveram dificuldades de acessar, não foi possível socializarmos as resoluções. Deixamos isso para uma próxima oportunidade. Ainda referente ao encontro anterior tínhamos o momento das curiosidades envolvendo ângulos. Esse momento ficou como tarefa de casa.

O dia de hoje ficou dedicado à resolução de problemas. Os problemas para serem resolvidos precisavam dos conceitos: ponto, reta, plano e ângulos. Claro que informações ainda não discutidas anteriormente seriam necessárias durante as discussões, isso para que pudéssemos ampliar os conhecimentos dos assuntos que vínhamos debatendo, como por exemplo, notação de ângulo, e representação de reta, semi-reta e segmento de reta. Para tanto, foi disponibilizado uma lista com dez problemas. Desses dez problemas os grupos resolveram uma média de cinco.

Esse foi o primeiro encontro em que os alunos tiveram que resolver uma lista de problemas. Alguns comportamentos provocaram a necessidade de conversarmos sobre o que é ser um resolvedor de problemas. Dentre estes comportamentos tivemos:

- Alunos que facilmente diziam: “não estou entendendo”, mesmo tendo lido o problema uma única vez e não ter levado suas dificuldades de compreensão no grupo que estava.
- Os integrantes do grupo resolvendo problemas individualmente, ou seja, a ideia de formar grupo para todos interagirem não acontecia.
- Preocupação em acertar a resolução na primeira tentativa, como se errar não fizesse parte do processo de aprendizagem.
- Medo, ou insegurança, de registrar aquilo que está pensando. Parece que algo falado tem menos peso do que algo escrito, ou que escrever é mesmo uma tarefa difícil.
- Chamar a professora o tempo todo na esperança que seja dito o que e como fazer. Em alguns casos a professora era chamada sem mesmo o grupo ter lido uma primeira vez o problema.

Após a conversa sobre esses fatos, os grupos fizeram a correção de apenas dois problemas. A intervenção da professora somente acontecia quando era necessário esclarecer algumas dúvidas ou acrescentar algumas informações.

Sobre os problemas corrigidos, o primeiro pedia que os alunos dissessem se o ângulo dado era maior ou menor que 90°. Foi um problema considerado fácil, uma vez que o ângulo de 90° não era desconhecido e que o conceito ângulo dado como giro ajudou na compreensão do grupo.

O segundo problema pedia para que descobrissem o valor do ângulo desconhecido dados seu complemento ou suplemento. Neste caso foi preciso usar as informações: ângulo reto é de 90°, raso é de 180°, entre outros vistos no encontro passado. Essa tarefa se tornou fácil somente depois da professora ter esclarecido como se deveria fazer.

Esse encontro, apesar de pouca produção, foi de grande importância. A postura que uma pessoa tem diante de um problema proposto faz diferença no resultado final. Criar autonomia e realizar discussões em grupos onde o professor não está presente, são posturas ainda a serem conquistadas.

O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

- Ler o problema quantas vezes for preciso, individualmente e em grupo.
- Conversar com os colegas do grupo colocando suas interpretações, sugestões e dúvidas.
- Errar faz parte do processo de aprendizagem e escrever também.
- Não abandonar a tarefa na primeira dificuldade. Mesmo que o problema não seja solucionado, registre tudo que pensaram sobre ele.
- Pesquisar sempre que sentir necessidade seja para conhecer uma palavra ou para relembrar uma conversa sobre algum conceito estudado.

TAREFA DE CASA
  1. Para os que não conseguiram, resolver o problema das 12h30min dado como tarefa em outro encontro.
  2. Ler a lista de curiosidades e se posicionar para o grupo contando qual delas mais gostou e por quê.
  3. Não esquecer de trazer o conjunto de desenho para o próximo encontro.
FOTOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário