NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

sexta-feira, 27 de março de 2015

QUINTO ENCONTRO - 26/03/2015

Dia 26/03/2015 aconteceu, com 20 alunos, nosso quinto encontro do OBMEP na escola. Dessa vez iniciamos as construções de ângulos com transferidor e esquadros. Isso após termos definido: ângulo. Os alunos receberam como tarefa construir ângulos notáveis, agudos e obtusos sem instruções da professora para que pudesse ser observado o que cada um já sabia ou conseguia fazer com os instrumentos.

Referente ao transferidor foi observado alunos que não conseguiam posicioná-lo no caderno para iniciar o desenho, assim como tinham alunos que mostraram o que sabiam mesmo com algumas observações a serem feitas, e aqueles alunos que realizaram a tarefa com sucesso. A intervenção que aconteceu mais vezes foi para informar que o ângulo deveria ser desenhado em sentido anti-horário partindo do 0°.

Quanto aos esquadros, a dúvida iniciou na identificação e a tarefa deixou a turma mais tumultuada: Qual deles é o de 45° e qual deles é o de 60°?. Após apresentado os esquadros os alunos ganharam tempo para pensar na tarefa. Uma confusão não esperada foi considerar a medida do comprimento do lado do ângulo como sendo o próprio ângulo. Com isso voltamos na discussão do que era ângulo e tudo se resolveu. Mesmo assim a tarefa pareceu difícil de ser realizada em pequenos grupos. Por isso optamos por resolver em grande grupo. Com certeza esse trabalho não se esgotou neste dia e voltamos a construções geométricas nos próximos encontros.

O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

- Ângulo é a região plana limitada por duas semi-retas de mesma origem.
- No ângulo desenhado abaixo, temos os lados AO e OB, a origem O e o ângulo α (ou ângulo AÔB).
- Ângulos notáveis são aqueles múltiplos de 90°: 0º (nulo), 90º (reto), 180º (raso ou de meia volta), 270º e 360º (de uma volta).
- Ângulos agudos são os ângulos que tem medidas menores que 90º.
- Ângulos obtusos são os ângulos que tem medidas maiores que 90º e menores que 180º.
- Sobre as construções, observe os passos e as dicas anotadas em seu caderno.

TAREFA DE CASA

  1. Construa com transferidor e esquadros os ângulos: 180°, 60°, 105° e 135°.
  2. Levar o compasso no próximo encontro.

FOTOS










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