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quarta-feira, 18 de março de 2015

SEGUNDO ENCONTRO - 17/03/2015

Nosso segundo encontro aconteceu no dia 17/03/15 com vinte alunos. Para darmos continuidade ao que denominamos conceitos indispensáveis para o estudo da geometria, desenvolvemos neste encontro atividades que proporcionassem a compreensão do conceito de ângulos. Ângulos é um assunto de muita importância quando pensamos em sua aplicabilidade, tanto na disciplina de matemática quanto fora dela. Muitas são as atividades profissionais que utilizam ângulos para resolver problemas, como por exemplo, no caso do marceneiro, do pedreiro e daquele mecânico que faz o alinhamento das rodas dos carros. Com certeza esse assunto será abordado nos próximos encontros, inclusive por meio das construções geométricas.

Iniciamos o encontro com a tarefa de resolver dois problemas que necessitam do conceito de ângulo. Os alunos pensaram nos seus grupos e depois socializaram suas respostas e justificativas. Vejamos o primeiro problema:
Neste problema tivemos como resolução:

Grupo 1: Cada hora tem 5 minutos. Como são 12 horas isso vais dar 60 (5x12). Então a resposta é 60º.
Grupo 2: a resposta é 30º porque é o menor ângulo que aparece entre as opções.
Grupo 3: a resposta é 60º porque cada hora equivale a 30º (esse valor foi encontrado fazendo divisões de 360º da seguinte forma: metade de 360º é 180º e de 180º é 90º. Nesse 90º temos três partes, então cada uma deve valer 30º).
Grupo 4: não soube justificar.

 Ilustração do grupo 3.

            Vejamos o segundo problema:
Dos quatro grupos, dois responderam ser o primeiro desenho, um deles disse ser o segundo, e um grupo respondeu os dois por ter no grupo alunos que não aceitavam o primeiro desenho e outros que não aceitavam o segundo desenho.

Neste momento foi possível identificar entre os alunos três diferentes situações: os que sabiam o que era ângulo, os que sabiam mas não tinham consciência disso e os que não sabiam o que ângulo significava. Com essa constatação passamos para a segunda atividade: brincar de colocar o rabo no burro.

Para a brincadeira acontecer foi acordado que um aluno de cada grupo vedaria os olhos e receberia instruções dos colegas para colocar o rabo no burro. De todas as instruções dado por todos os grupos tivemos: direita, cima, lado, vira pro lado, reto, pro lado, não pro outro lado, esquerda, direita, não vira, vai reto, vai vai (o colega aponta a direção mesmo sabendo que quem deve escutar está de olhos vedados), vira pra cá, etc.

No final da brincadeira conversamos sobre as instruções e foram questionados: O comando “vira” basta para quem está de olhos vedados entenderem? (os alunos responderam que não porque não foi dito para onde ou direção virar). “Vira” significa virar e andar como foi feito aqui? (segundo os alunos não). “Anda” ou “anda pra esquerda” são comandos que possuem giros?.  Outras questões foram colocadas para que todos percebessem que os comandos poderiam ser mais pontuais. No comando “vira”, por exemplo, poderíamos fazer uso dos ângulos, uma vez que ângulos podem ser interpretados como giros.

Para que todos entendessem essa ideia fomos para uma nova atividade: ficar de pé para representar ângulos por meio de giros do corpo. Os comandos girem 360º, 180º e 90º foram considerados fáceis para a grande maioria da turma. Sem grandes problemas foi percebido que 360º era uma volta completa, 180º era metade de 360º, assim como 90º era metade de 180º. Para finalizar essa atividade foi proposto que virassem 135º e 225º. Essas duas medidas provocaram muitas discussões. Alguns alunos sabiam em que quadrantes ficavam os ângulos, mas não conseguiam se posicionar exatamente num ponto. Isso até um deles perceber que 135º era a soma de 90º com 45º.

Em seguida fizemos algumas estimativas de ângulos como no desenho abaixo. Muito gratificante perceber que as estimativas estavam tanto exatas como próximas dos ângulos apresentados. Isso mostrou que a compreensão de ângulos realmente aconteceu.

Algumas atividades previstas não puderam acontecer devido ao tempo. Mas não deixamos de conversar sobre os dois problemas que abriram nosso encontro. Mesmo aqueles que responderam errado, inicialmente, conseguiram repensar e resolver corretamente os desafios. Inclusive uma aluna mostrou que o segundo problema foi mal apresentado. Sua resposta no final do encontro ainda foi o primeiro desenho, mas sua justificativa deixou claro que ela observou o maior ângulo de ambas às figuras.
Isso foi possível já que as figuras mostram duas medidas cada e não estava identificado, inicialmente, qual delas observar.

O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

- Ângulo é a abertura formada por duas semi-retas de mesma origem: 

- 360° é a medida do ângulo de uma volta completa.
- Ângulo raso tem medida de 180º e ângulo reto de 90º.
- Podemos encontrar ângulos realizando operações aritméticas como, por exemplo, 135º = 90º + 45º.

ATIVIDADE DE CASA


ATENÇÃO: ver a possibilidade de adquirir o conjunto de desenho geométrico.

FOTOS








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