NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

quinta-feira, 12 de março de 2015

PRIMEIRO ENCONTRO - 12/03/2015

        Apesar de ter marcado nosso primeiro encontro para o dia 10/03/15, ele aconteceu no dia 12/03/15, na E.B.M. Profª Mara Luiza Vieira Liberato, das 17h às 19h. Compareceram neste dia 24 alunos que aceitaram o convite de participar do programa OBMEP na escola.
           Começamos o encontro com a apresentação e esclarecimento de dúvidas referente ao projeto: “A geometria na resolução de problemas”. Na sequência foi realizada uma dinâmica cujo objetivo era conhecer o nome de cada aluno e seus reais motivos para terem aceitado participar deste e dos próximos encontros.
       Terminada a dinâmica iniciamos a conversa sobre geometria: a geometria na história da matemática, idéias e conceitos dados por Euclides sobre ponto, reta e plano, e tipos e posições de retas.

 O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER:

-    Segundo Euclides, ponto é o que não tem partes, o que não tem grandeza alguma, reta é o comprimento sem largura e plano é o que tem comprimento e largura.
-        Podemos imaginar uma reta como sendo o alinhamento de uma infinidade de pontos, e um plano como sendo o alinhamento de uma infinidade de retas.
-     De uma reta podemos obter semi-retas (tem começo e não tem fim) e segmentos de retas (tem começo e fim).
-        Uma reta pode estar nas posições: horizontal, vertical e diagonal.
-        Duas retas podem estar concorrentes (quando há um ponto em comum) ou paralelas (quando não há pontos em comum).

TAREFA DE CASA

Pesquisar informações dos artistas Vik Muniz e Max Bill. Os alunos que quiserem podem escrever sobre esses artistas e ter seu registro publicado neste blog.

FOTOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário