NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Curiosidade: Como escolher namorada pelo horário dos trens

João amava Lúcia, que amava João. Só que João, além de amar Lúcia, também amava Letícia e tentava namorar as duas ao mesmo tempo. Durante a semana, até que dava, mas quando chegava o sábado a noite era terrível. As duas queriam João e este não possuía o dom da presença ao mesmo tempo em dois lugares. Assim, alternadamente, ou Lúcia ou Letícia ficava sem sair com João, nos embalos de sábado à noite. Honesto, João decidiu informar Lúcia sobre a existência de Letícia e Létícia sobre Lúcia. Com choros e lamúrias de todos os lados, João continuou dividido, sem saber quem escolher.

João usava como meio de transporte os trens metropolitanos. Para visitar Lúcia, João pegava trens que iam no sentido da direita e para visitar Letícia pegava trens que iam para a esquerda. Quanto a horários não havia dúvidas: trens para cada lado de meia em meia hora. Mas como escolher entre Lúcia e Letícia?

Letícia, que era professora de Matemática, propôs a João um critério justo, equânime, salomônico para escolher entre as duas namoradas. A proposta foi: João iria para a estação de trens sem nenhuma decisão. Ao chegar pegaria o primeiro trem que passasse, fosse para a direita, fosse para a esquerda. Proposta aceita, João começou a usar esse critério aparentemente justo e aleatório. Depois de usar o critério por cerca de três meses, descobriu que visitara Letícia muito mais que Lúcia, e, se a sorte quis assim, ficou com Letícia e com ela se casou sem nunca haver entendido por que a sorte a priviligiara tanto. Só nas bodas de prata do seu casamento é que Letícia contou a João a razão de o trem a ter escolhido muito mais vezes que a concorrente. Letícia estudara os horários dos trens e verificara que os horários eram:
Trens para a esquerda (Letícia): 8h00; 8h30; 9h00; 9h30; ...
Trens para a direita (Lúcia): 8h05; 8h35; 9h05; 9h35; ...
Ou seja, considerando, por exemplo, o intervalo de tempo, 8h00 - 8h30, o horário H de chegada na estação, que faria João tomar o trem para a direita, deveria ser entre 8h00 e 8h05. Se H for entre 8h05 e 8h30, João pegaria o trem para a esquerda. A situação se repete em qualquer outro intervalo de 30 minutos: 25 minutos são favoráveis ao trem da esquerda e 5 minutos ao da direita.
Na guerra como no amor tudo vale..., até usar Matemática
Fonte: Baseado no artigo Como escolher namorada pelos horários do trem do subúrbio (Manoel Henrique Campos Botelho, RPM 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário