NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

SÉTIMO ENCONTRO - 7/4/2015

Mais um encontro do OBMEP na escola aconteceu dia 7/4/2015. Os dezessete alunos presentes puderam iniciar o estudo dos polígonos. Essa iniciação se deu com o uso do material do GESTAR II, no que diz respeito à investigação no estudo das visões e planificações, e na contribuição para o desenvolvimento espacial.

Nesse dia os alunos tiveram contato com as atividades somente em pequenos grupos. Nenhuma socialização ainda foi feita e minha participação foi pensada para apenas observar. Foi muito bom. No que diz respeito a postura de resolvedor de problemas, que venho falando nos últimos encontros para os alunos, começou a acontecer. A tarefa foi dada, os próprios alunos nos grupos leram os enunciados, deram iniciativa na tarefa e não ficaram com a preocupação do certo ou errado como nos outros dias. Para alguns deles a tarefa provocou vontade de brincar com as figuras:



Enquanto observadora pude notar:
- círculo sendo tratado como circunferência.
- setor circular ficou nomeado como ângulo agudo. Inclusive, para um grupo de alunos, diferenciarem ângulo de figura geométrica não foi de imediato. A primeira tarefa aconteceu com essa confusão.
- a vista de cima, de um sofá dado para o desenho, fez com que o sofá tivesse duas partes: uma da parte de cima e outra da de baixo, mas não necessariamente suas vistas:


- outra ideia de vista foi ao representar a vista de lado de uma poltrona. A poltrona ficou de lado, mas ela toda ainda era visível:


Os alunos presentes no dia estavam de parabéns. Deixarei as discussões de conteúdo após socializarmos nossas primeiras ideias. Até logo!

O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

Aprendemos muito quando deixamos a tarefa de resolver os problemas propostos para nós mesmos.

TAREFA DE CASA

            Desenhar um projeto de um móvel.

FOTOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário