NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Curiosidade: Regra de três!

A regra de três é um assunto importantíssimo na matemática. Com ela, resolvemos boa parte dos problemas matemáticos que surgem no nosso dia a dia. Mas, antes de apresentar um exemplo usando a regra de três, vamos brincar um pouquinho.

O desafio é partir de uma palavra para chegar em outra. Durante a brincadeira só podem surgir palavras conhecidas quando trocarmos uma letra por outro. Somente uma letra de cada vez.
Exemplo: partindo da palavra TERRA para chegarmos na palavra MARTE.
TERRA (trocar E por O) - TORRE (trocar T por M) - MORRE (trocar R por T) - MORTE (trocar O por A) - MARTE.
Treinem um pouquinho: 1) Partir de LIXO e chegar em OURO; 2) Partir de PENA e chegar em AMOR; 3) Partir de DROGA e chegar em SAÚDE.
Para resolvermos um exercício por regra de três podemos usar a mesma idéia. Vejamos dois exemplos:
Exemplo 1)
Uma padaria produz 400 pães com 10 kg de farinha de trigo. Quantos pães ela produzirá com 15 kg de farinha de trigo?
Temos a quantidade de pães para 10 kg de farinha de trigo, como queremos saber de 15 kg, basta trocar 10 por 15 (como na brincadeiras das palavras, mas usando operações de multiplicação e divisão): 10 x 3 = 30 e 30 : 2 = 15 (multiplicamos por 3 e depois dividimos por 2). Como as grandezas são diretamente proporcionais (com mais farinha faremos mais pães), façamos com o número de pães a mesma coisa: 400 x 3 = 1200 e 1200 : 2 = 600. Ou seja, com 15 kg de farinha a padaria irá produzir 600 pães.
Exemplo 2)
Uma padaria gasta 10 horas para fazer a produção diária de pães, utilizando 3 padeiros. Quantas horas diárias esta padaria gastaria se tivesse 5 padeiros?
Temos a quantidade de horas para 3 padeiros, como queremos saber para 5, basta trocar 3 por 5. uma sugestão: 3 x 5 = 15 e 15 : 3 = 5 (primeiro multiplicamos por 5 e depois dividimos por 3). Como as grandezas são inversamente proporcionais (com mais padeiros gastaremos menos tempo), façamos com o número de horas o inverso: 10 : 5 = 2 e 2 x 3 = 6. Ou seja, com 5 padeiros a padaria irá gastar 6 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário