Mais um encontro do OBMEP na escola aconteceu dia 7/4/2015. Os dezessete
alunos presentes puderam iniciar o estudo dos polígonos. Essa iniciação se deu
com o uso do material do GESTAR II, no que diz respeito à investigação no
estudo das visões e planificações, e na contribuição para o desenvolvimento
espacial.
Nesse dia os alunos tiveram contato com as
atividades somente em pequenos grupos. Nenhuma socialização ainda foi feita e
minha participação foi pensada para apenas observar. Foi muito bom. No que diz
respeito a postura de resolvedor de problemas, que venho falando nos últimos
encontros para os alunos, começou a acontecer. A tarefa foi dada, os próprios alunos
nos grupos leram os enunciados, deram iniciativa na tarefa e não ficaram com a
preocupação do certo ou errado como nos outros dias. Para alguns deles a tarefa
provocou vontade de brincar com as figuras:
Enquanto observadora pude notar:
- círculo sendo
tratado como circunferência.
- setor circular
ficou nomeado como ângulo agudo. Inclusive, para um grupo de alunos, diferenciarem
ângulo de figura geométrica não foi de imediato. A primeira tarefa aconteceu
com essa confusão.
- a vista de cima, de um sofá dado para o
desenho, fez com que o sofá tivesse duas partes: uma da parte de cima e outra
da de baixo, mas não necessariamente suas vistas:
- outra ideia de
vista foi ao representar a vista de lado de uma poltrona. A poltrona ficou de
lado, mas ela toda ainda era visível:
Os alunos
presentes no dia estavam de parabéns. Deixarei as discussões de conteúdo após
socializarmos nossas primeiras ideias. Até logo!
O QUE NÃO
PODEMOS ESQUECER
Aprendemos muito quando deixamos a
tarefa de resolver os problemas propostos para nós mesmos.
TAREFA DE CASA
Desenhar um projeto de um móvel.
FOTOS