NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

SÉTIMO ENCONTRO - 7/4/2015

Mais um encontro do OBMEP na escola aconteceu dia 7/4/2015. Os dezessete alunos presentes puderam iniciar o estudo dos polígonos. Essa iniciação se deu com o uso do material do GESTAR II, no que diz respeito à investigação no estudo das visões e planificações, e na contribuição para o desenvolvimento espacial.

Nesse dia os alunos tiveram contato com as atividades somente em pequenos grupos. Nenhuma socialização ainda foi feita e minha participação foi pensada para apenas observar. Foi muito bom. No que diz respeito a postura de resolvedor de problemas, que venho falando nos últimos encontros para os alunos, começou a acontecer. A tarefa foi dada, os próprios alunos nos grupos leram os enunciados, deram iniciativa na tarefa e não ficaram com a preocupação do certo ou errado como nos outros dias. Para alguns deles a tarefa provocou vontade de brincar com as figuras:



Enquanto observadora pude notar:
- círculo sendo tratado como circunferência.
- setor circular ficou nomeado como ângulo agudo. Inclusive, para um grupo de alunos, diferenciarem ângulo de figura geométrica não foi de imediato. A primeira tarefa aconteceu com essa confusão.
- a vista de cima, de um sofá dado para o desenho, fez com que o sofá tivesse duas partes: uma da parte de cima e outra da de baixo, mas não necessariamente suas vistas:


- outra ideia de vista foi ao representar a vista de lado de uma poltrona. A poltrona ficou de lado, mas ela toda ainda era visível:


Os alunos presentes no dia estavam de parabéns. Deixarei as discussões de conteúdo após socializarmos nossas primeiras ideias. Até logo!

O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

Aprendemos muito quando deixamos a tarefa de resolver os problemas propostos para nós mesmos.

TAREFA DE CASA

            Desenhar um projeto de um móvel.

FOTOS





quarta-feira, 1 de abril de 2015

SEXTO ENCONTRO - 31/03/2015

O sexto encontro aconteceu com 20 alunos no dia 31/03/2015. Para este dia estava combinado que construiríamos ângulos com o compasso. Antes dos alunos construírem ângulos sozinhos conversamos, em grande grupo, sobre a transferência e a bissetriz de ângulos. Além dessas ideias, ainda em grande grupo, construímos apenas o ângulo de 60°. As outras medidas os alunos fizeram usando bissetriz ou a união de dois outros ângulos, usando ou não a transferência (por exemplo, para construir o ângulo de 75º uniu-se um de 30º com de 45°).

No final do encontro, os alunos que ainda não tiveram a oportunidade puderam conhecer esse blog e uma tarefa foi solicitada para ser feita em casa.

O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

- Transferência de ângulos


- Bissetriz de um ângulo


 TAREFA DE CASA
           
Construir com o compasso os ângulos: 225°, 240° e 300°.

FOTOS