Acesse o jogo abaixo e teste suas habilidades visuais:
"OBMEP na escola" é um programa criado pelos organizadores da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - que visa estimular atividades extraclasse por meio da resolução de problemas. Na E.B.M.P. Mara Luíza Vieira Liberato o projeto promoverá o estudo da geometria.
NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!
terça-feira, 29 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
Curiosidade: Futebol da tabuada
Quer fazer gols? Basta saber a tabuada... melhor ainda se souber as regras de divisibilidade. Veja se você é um craque acessando o link abaixo:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-tabuada-428051.shtml?comments=yes
Boa sorte!
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Curiosidade: Copa de 2010 é da Alemanha?
O Brasil ganhou a copa do mundo em 1994, antes disso, sua última conquista do título foi em 1970.
Se você somar 1970 + 1994 = 3964
A Argentina ganhou a copa em 1986, antes em 1978.
Somando 1978 + 1986 = 3964
Já a Alemanha ganhou a copa em 1990. Antes disso foi em 1974.
Somando 1990 + 1974 = 3964
O Brasil ganhou a copa do mundo de 2002 e também foi vencedor da copa de 1962.
Conferindo: 1962 + 2002 = 3964
Seguindo esta lógica o ganhador da Copa de 2010 será o mesmo que em 1954.
Somando 2010 + 1954 = 3964
A Copa do Mundo em 1954 foi vencida pela Alemanha!
Será que vai funcionar?
Espero que não!
Fonte: http://celiaentreparenteses.blogspot.com/2010/01/copa-do-mundo-curiosidade-matematica.html acessado no dia 21/06/10.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Desafio para NÍVEL 2 (7ª e 8ª série)
Responda e depois verifique sua solução no vídeo anexado.
O lava-rápido "Lave Bem" faz uma promoção: Lavagem simples R$ 5,00; Lavagem completa R$ 7,00. No dia da promoção, o faturamento do lava-rápido foi de R$ 176,00. Nesse dia, qual o menor número possível de clientes que foram atendidos?
(a) 23 ............... (b) 24 ............... (c) 26 ............... (d) 28 ............... (e) 30
Fonte: http://www.orm.mtm.ufsc.br/, treinamento 4, nível 2, exercício 3, acessado no dia 16/06/2010.
Desafio para NÍVEL 1 (5ª e 6ª série)
Responda e verifique sua resposta no vídeo a seguir.
Um grupo de amigos acampou durante seis noites e, toda noite, dois deles vigiaram o acampamento. Cada um ficou de guarda três vezes, nunca com o mesmo amigo. Quantos eram os amigos?
(a) 3 ............... (b) 4 ............... (c) 6 ............... (d) 12 ............... (e) 18
Fonte: http://www.orm.mtm.ufsc.br/, treinamento 4, nível 1, exercício 1 acessado no dia 16/06/2010.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Desafio para NÍVEL 2 (7ª e 8ª série)
Resolva, justifique e comente:
Qual o maior resultado que podemos encontrar quando dividimos um número de 2 algarismos pela soma de seus algarismos?
Fonte: Caderno da OBMEP - Banco de questões 2009.
Desafio para NÍVEL 1 (5ª e 6ª série)
Resolva, justifique e comente:
Qual operação devemos fazer com todos os 5 números 418, 244, 816, 426, 24 para obter 5 números que tenham todos o algarismo 2?
(a) dividir 2 ..... (b) somar 4 ..... (c) dividir por 6 ..... (d) subtrair 5 ..... (e) multiplicar por 3
Fonte: Caderno da OBMEP - Banco de questões 2009
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Curiosidade: Dicas para cálculos
Aí vai algumas dicas para você utilizar em seus cálculos:
DICA 1) Multiplicar um número por 10: basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a direita.
Exemplo: a) 16 x 10 = 160 ....... b) 15,56 x 10 = 155,6 ...... c) 51,3 x 10 = 13
DICA 2) Dividir um número por 10: basta deslocar a vírgula uma csa decimal para a esquerda.
Exemplo: a) 16 : 10 = 1,6 ....... b) 15,56 : 10 = 1,556 ....... c) 51,3 : 10 = 5,13
DICA 1) Multiplicar um número por 10: basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a direita.
Exemplo: a) 16 x 10 = 160 ....... b) 15,56 x 10 = 155,6 ...... c) 51,3 x 10 = 13
DICA 2) Dividir um número por 10: basta deslocar a vírgula uma csa decimal para a esquerda.
Exemplo: a) 16 : 10 = 1,6 ....... b) 15,56 : 10 = 1,556 ....... c) 51,3 : 10 = 5,13
DICA 3) Multiplicar um número por 9: nesse caso basta acrescentar um zero no final do número e subtrair pelo número inicial.
Exemplo: 44 x 9
- Acrescentando um zero: 440
- Subtraindo o valor inicial: 440 - 44 = 396 ..... ou seja, 44 x 9 = 396
Outro exemplo: 56 x 9 = 560 - 56 = 504
Fonte: http://www.somatematica.com.br/ acessado no dia 10/06/2010.
Desafio para NÍVEL 1 (5ª e 6ª série) e NÍVEL 2 (7ª e 8ª série)
Responda, justifique e comente:
Em cada uma das oito casas brancas do quadro dado, escrevemos um algarismo dentre os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 de modo que os produtos efetuados em linha reta, seguindo as flechas, forneçam os valores indicados dentro das casas em cinza. Em qual casa se encontra o número 2?
Fonte: Caderno da OBMEP - Banco de questões 2010.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Temos participantes!
Muito legal ter a participação de vocês nesse blog. Alguns alunos já postaram seus comentários. Poste você também!
A OBMEP ainda não acabou. Agora temos a segunda fase e quem faz parte dela terá mais um dia de competição. Quem não passou da primeira pode ficar torcendo e ajudando o seu colega que passou.
Bom estudo a todos!
Curiosidade: Jogar pedras no lago
A brincadeira de jogar pedras no lago e vê-las quicar ganhou base científica. Físicos da Universidade de Lyon, França, concluíram que a rocha pula mais se bater na água em um ângulo de 20 graus. Para isso, eles construíram uma máquina de arremesso de pedras e registraram tudo com uma câmara de alta velocidade.
Fonte: www.pet.mtm.ufsc.br/vocesabia.html acessado no dia 09/06/2010.
Desafio para NÍVEL 2 (7ª e 8ª série)
Responda, justifique e comente:
Se x + y = 8 e xy = 15, qual é o valor de x^2 + 6xy + y^2?
Obs: x^2 significa x ao quadrado, ou seja, x elevado à segunda potência. O mesmo acontece para y^2.
Fonte: http://www.orm.mtm.ufsc.br/, 5º treinamento, nível 2, 2010, acessado no dia 09/06/2010.
Se x + y = 8 e xy = 15, qual é o valor de x^2 + 6xy + y^2?
Obs: x^2 significa x ao quadrado, ou seja, x elevado à segunda potência. O mesmo acontece para y^2.
Fonte: http://www.orm.mtm.ufsc.br/, 5º treinamento, nível 2, 2010, acessado no dia 09/06/2010.
Desafio para NÍVEL 1 (5ª e 6ª série)
Responda, justifique e comente:
Se 1/8 de um número é 1/5, quanto vale 5/8 desse número?
Fonte: http://www.orm.mtm.ufsc.br/, 5º treinamento, nível 1, 2010, acessado no dia 09/06/2010.
Se 1/8 de um número é 1/5, quanto vale 5/8 desse número?
Fonte: http://www.orm.mtm.ufsc.br/, 5º treinamento, nível 1, 2010, acessado no dia 09/06/2010.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Prova da 1ª fase, HOJE!
Leia a prova com muita atenção e utilize tudo que você conhece para resolvê-la.
Que você tenha bons resultados!
Curiosidade: Matemático Euclides
Para conhecer um pouco sobre a biografia do matemático grego Euclides, acesse o endereço www.somatematica.com.br/biograf/euclides.php.
Desafio para NÍVEL 2 (7ª e 8ª série)
Responda, justifique e comente.
Um antigo método para codificar palavras consiste em escolher um número de 1 a 26, chamado chave do código, e girar o disco interno do aparelho ilustrado na figura até que essa chave corresponda à letra A. Depois disso, as letras da palavra são substituídas pelos números correspondentes, separados por tracinhos. Por exemplo, na figura abaixo a chave é 5 e a palavra PAI é codificada como 20-5-13.
(a) Usando a chave indicada na figura, descubra qual palavra foi codificada como 23-25-7-25-22-13.
(b) Codifique OBMEP usando a chave 20.
(c) Chico codificou uma palavra de 4 letras com a chave 20, mas esqueceu-se de colocar os tracinhos e escreveu 2620138. Ajude o Chico colocando os tracinhos que ele esqueceu e depois escreva a palavra que ele codificou.
Fonte: Prova da OBMEP de 2007, 2ª fase, nível 2.
(b) Codifique OBMEP usando a chave 20.
(c) Chico codificou uma palavra de 4 letras com a chave 20, mas esqueceu-se de colocar os tracinhos e escreveu 2620138. Ajude o Chico colocando os tracinhos que ele esqueceu e depois escreva a palavra que ele codificou.
Desafio para NÍVEL 1 (5ª e 6ª série)
Responda, justifique e comente.
Para obter o resumo de um número de até 9 algarismos, deve-se escrever quantos são seus algarismos, depois quantos são seus algarismos ímpares e finalmente quantos são seus algarismos pares.
Por exemplo, o número 9103405 tem 7 algarismos, sendo 4 ímpares e 3 pares, logo seu resumo é 743.
(a) Encontre um número cujo resumo seja 523
(b) Encontre um número que seja igual ao seu próprio resumo.
Fonte: Prova da OBMEP de 2008, 2ª fase, nível 1.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Curiosidade: Adição e subtração
No site www.emundy.com/jogos_online/jogo.php?id=873 você recebe adições e subtrações para serem calculadas. Bom para exercitar o cálculo mental. Experimente!
Desafio para NÍVEL 2 (7ª e 8ª série)
Responda, justifique e comente:
As duas peças de madeira a seguir são iguais.
Pode-se juntar essas duas peças para formar uma peça maior, como mostra o seguinte exemplo:
Qual das figuras abaixo representa uma peça que NÃO pode ser formada com as duas peças dadas?
Fonte: Prova da OBMEP de 2005, 1ª fase e nível 2.
As duas peças de madeira a seguir são iguais.
Pode-se juntar essas duas peças para formar uma peça maior, como mostra o seguinte exemplo:
Qual das figuras abaixo representa uma peça que NÃO pode ser formada com as duas peças dadas?
Fonte: Prova da OBMEP de 2005, 1ª fase e nível 2.
Desafio para NÍVEL 1 (5ª e 6ª série)
Responda, justifique e comente:
Guilherme está medindo o comprimento de um selo com um pedaço de uma régua, graduada em centímetros, como mostra a figura. Qual o comprimento do selo?
Guilherme está medindo o comprimento de um selo com um pedaço de uma régua, graduada em centímetros, como mostra a figura. Qual o comprimento do selo?
Fonte: Prova da OMBEP de 2005, 1ª fase e nível 1.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Curiosidade: Akinator - um gênio que usa a lógica
Akinator, um "gênio da web", saiu da garrafa em território nacional. Trata-se de uma brincadeira. O internauta pensa em um personagem - vivo, morto, ficcional, familiar - e responde acerca de 15 perguntas. São cinco alternativas de resposta.
No fim, o gênio Akinator, baseado na lógica, tenta apontar em quem a pessoa pensou.
Para acessar o site do gênio, clique em www.akinator.com
Fonte: http://matematicamania.wordpress.com/category/curiosidades/ acessado no dia 02/06/2010.
Desafio para NÍVEL 1 (5ª e 6ª série) e NÍVEL 2 (7ª e 8ª série)
Responda, justifique e comente:
Um pai tem 14 presentes, distribuídos em envelopes lacrados contendo 1, 2, 3, ..., 14 chocolates, respectivamente, que ele pretende distribuir entre suas filhas Alice, Beatriz e Camila, de modo que cada uma das filhas receba a mesma quantidade de chocolates. Como o pai pode fazer essa distribuição? Dê mais de uma possibilidade.
E se em vez de 14 fossem 13 envelopes contendo 1, 2, 3, ..., 13 chocolates, respectivamente?
Fonte: Olimpíada de Matemática do Rio Grande do Norte de 2008.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Curiosidade: O jogo dos 11
Quer jogar? Convide um colega.
Nesse jogo participam 2 jogadores. Colocam-se sobre uma mesa 11 caroços de feijão. Os dois jogam alternadamente. O primeiro jogador retira um, dois ou três caroços, a quantidade a sua escolha. O segundo jogador retira um, dois ou três caroços, de acordo com sua vontade. Em seguida joga o primeiro com as regras estabelecidas, e assim por diante. Não se pode retirar mais que três caroços de uma vez. O que retirar o último caroço perde.
Como você deverá jogar para ganhar o jogo?
Fonte: www.olimpiada.ccet.ufrn.br/treinamento_2004/nota_aula_02.pdf acessado no dia 01/06/2010.
Desafio para NÍVEL 2 (7ª e 8ª série)
Resolva, justifique e comente:
Na figura, temos o ângulo B igual a 50°, sendo AD e CD as bissetrizes dos ângulos A e C, respectivamente. Qual é a medida do ângulo ADC?
Fonte: Caderno da OBMEP - Banco de questões 2010.
Desafio para NÍVEL 1 (5ª e 6ª série)
Responda, justifique e comente:
O número 10 pode ser escrito de duas formas diferentes como soma de dois número primos: 10=5+5 e 10=3+7. De quantas maneiras podemos expressar o número 25 como uma soma de dois números primos?
(A) 1 .......... (B) 2 .......... (C) 3 .......... (D) 4 .......... (E) nenhuma
Fonte: www.coladaweb.com/matematica/exercicios-de-numeracao acessado no dia 01/06/2010.
Assinar:
Postagens (Atom)